No regime escravocrata brasileiro é importante observar que os sujeitos escravizados mantinham laços de solidariedade, associações religiosas e redes de sociabilidade, portanto eram agentes de sua história. Ao rigor do cotidiano violento que lhes impunham os senhores escravocratas, esses sujeitos, como forma de reação, praticaram
Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2016
1ª Fase
regime-escravocrata88b42933e0
A
fugas em massa o que causou um sério prejuízo aos donos de fazendas de café, que contavam com a vigilância de capatazes e a cumplicidade de contrabandistas de escravos para seu controle parcial.
B
insurreições, fugas individuais e coletivas, assassinato de feitores e senhores, o que favoreceu a formação de quilombos ou mocambos, sobretudo após o surgimento do quilombo de Palmares.
C
roubo de produtos da fazenda que terminavam por ser vendidos na cidade por escravos que viviam “sobre sí”; o resultado das vendas era revertido para as irmandades de homens negros e santas casas de misericórdia.
D
fugas para as matas localizadas em áreas pantanosas, como forma de dificultar a captura pelo capitão-do-mato; além disso, os negros contavam com a ajuda dos índios catequizados na formação de quilombos.
E
contrabando de café para os navios negreiros vindos da África, utilizando-se o resultado da venda para a compra de alforrias e a aquisição de armamentos para a defesa dos quilombos.