Sobre os regimes socialistas no contexto da nova ordem mundial, pode-se afirmar:
Questão
Universidade Federal do Pará - UFPA
2009
Fase Única
regimes-socialistas203617e5c3
A
A China, depois de ter experimentado um longo período de isolamento durante a revolução cultural, abriu o seu mercado para o capital estrangeiro a partir de 1978, implantando o chamado socialismo de mercado. Essa estratégia consiste na adoção total da economia de mercado visando atrair investimentos e garantir maior inserção do País na economia global.
B
O modelo socialista de mercado implantado pela China caracteriza-se espacialmente pela criação de várias zonas econômicas especiais, em determinadas cidades, ou seja, zonas francas situadas no litoral do seu território. Nessas cidades, as transnacionais usufruem de vantagens comparativas e competitivas, como mão-de-obra abundante e barata; infra-estrutura; incentivos fiscais e elevado nível educacional.
C
Cuba, após o colapso da URSS e a permanência do embargo norte-americano, foi forçada a adotar a sua “Perestroika”, ou seja, teve que colocar em prática uma abertura econômica, com incentivo ao turismo e abertura de lojas para os estrangeiros. Ainda assim, o País tem tido pouco resultado em função da escassez de recursos naturais, da manutenção do socialismo ortodoxo e do restrito mercado consumidor.
D
O socialismo de mercado chinês tem atingido resultados positivos no âmbito da economia, pois a China, além do acelerado crescimento da produção, tem conseguido minimizar os desníveis regionais entre as suas regiões oriental e centro-ocidental.
E
A maior contradição do modelo de socialismo de mercado chinês está na insistência em fazer uma arrojada abertura econômica, sem adoção de um regime democrático, pois o governo comunista não permite a liberdade de expressão, a migração do campo para a cidade e mantém um rigoroso controle de natalidade.