A regra do octeto surgiu com a associação entre a estabilidade dos gases nobres e o fato de possuíram oito elétrons na última camada. Para atingir uma situação estável, os átomos tendem a buscar uma estrutura eletrônica cuja camada de valência contenha oito elétrons, igual ao gás nobre que tenha o número atômico mais próximo. Na prática, existem exceções a essa regra, pois alguns elementos ficam estáveis com menos de oito elétrons e outros com mais. Dois exemplos clássicos são as moléculas de BF₃ e PCℓ₅. Qual o fato que justifica a estabilidade de cada substância?
Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2019
Fase Única
regra-octeto-surgiu1345eb4fa26
A
BF₃ – as contrações do octeto ocorrem nos elementos do segundo período em diante da tabela periódica. PCℓ₅ – as expansões do octeto ocorrem em elementos do terceiro período em diante, visto que são mais de oito elétrons que terão que se comportar na camada de valência.
B
BF₃ – as contrações do octeto ocorrerem nos elementos do primeiro período em diante da tabela periódica. PCℓ₅ – as expansões do octeto ocorrem em elementos do terceiro período em diante, visto que são mais de oito elétrons que terão que se comportar na camada de valência.
C
BF₃ – as contrações do octeto ocorrerem nos elementos do segundo período em diante da tabela periódica. PCℓ₅ – as expansões do octeto ocorrem em elementos do segundo período em diante, visto que são mais de oito elétrons que terão que se comportar na camada de valência.
D
BF₃ – as contrações do octeto ocorrerem nos elementos relativamente grandes a partir do segundo período da tabela periódica. PCℓ₅ – as expansões do octeto ocorrem em elementos do segundo período em diante, visto que são mais de oito elétrons que terão que se comportar na camada de valência.
E
BF₃ – o átomo central adquire estabilidade compartilhando seus três elétrons de valência com os elétrons do átomo de flúor; assim, ele fica estável com apenas quatro elétrons na camada de valência. PCℓ₅ – o átomo central ficou estável com 12 elétrons em sua camada de valência.