Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2020
Fase Única
reinos-crista-ibericos9712589fc0
“Os reinos cristãos ibéricos, nascidos e consolidados durante a guerra contra o invasor islâmico, eram regiões da Europa cristã onde o ideal de cruzada estava mais enraizado no pensamento de seus combatentes. Durante a Reconquista da Hispânia, várias foram as campanhas militares desses reinos nas quais o espírito cruzadístico era manifestado."

SOUZA, Guilherme Queiroz de. Da reconquista hispânica à conquista do novo mundo: uma análise do espírito cruzadístico ibérico na crux cismarina e na crux ultramarina. Anais da Jornada de estudos antigos e medievais. 2011, p. 03.

Sobre algumas das mais significativas consequências das Cruzadas, é CORRETO afirmar que:
A
a participação de cristãos e muçulmanos nas expedições cruzadistas promoveu a tolerância religiosa na Europa.
B
ocorreu o fortalecimento do poder e do prestígio dos senhores feudais, que passaram a lucrar economicamente com a conquista de territórios mais distantes.
C
o crescente poder da Igreja romana se expandiu para além do território europeu; isso se deu em decorrência da exclusiva participação dos membros da igreja nas expedições cruzadistas.
D
consolidou-se a ocupação total e definitiva do Egito após a sétima e oitava cruzadas (1250 e 1270), comandadas por Luís IX, rei da França.
E
a reconquista cristã da Península Ibérica e a abertura do mar mediterrâneo aos comerciantes europeus favoreceram, posteriormente, o renascimento cultural e urbano da Europa.