Questão
Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
2022
Fase Única
relevo-brasileiro-foi830e4e581a
O relevo brasileiro foi analisado e organizado, por diversos anos de estudo e pesquisa, por três grandes geógrafos brasileiros – Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Sáber e Jurandyr Ross. Os três conceituaram que o relevo nada mais é do que a consequência de décadas, séculos e milênios do trabalho intenso e contínuo da natureza, moldando a paisagem e gerando subsequentemente feições marcantes na superfície do planeta Terra, possibilitando, assim, identificá-las e caracterizá-las.

Dessa forma, ao considerar a classificação conceituada pelos geógrafos supracitados, podemos afirmar que:
A
Jurandyr Ross, Aroldo de Azevedo e Aziz Ab’Sáber consideraram que, no norte do Tocantins e no sudeste do Mato Grosso, os principais fatores que as definiram como uma região de cadeia montanhosa foram a sedimentação e a dinâmica da erosão, respectivamente.
B
Jurandyr Ross e Aroldo de Azevedo, ao classificarem o relevo brasileiro, consideraram apenas as cotas altimetrias, descartando todas as demais variáveis.
C
As três classificações entendem como cadeia montanhosa apenas as que se encontram na região sudeste do Brasil, afirmando ainda que existem montanhas apenas na região sudeste e em nenhuma outra região do país.
D
Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Sáber e Jurandyr Ross identificaram e classificaram em seus estudos a planície do Pantanal ou Pantanal Mato-Grossense, ou seja, essa feição aparece nas três classificações.
E
Jurandyr Ross, Aroldo de Azevedo e Aziz Ab’Sáber afirmaram em seus estudos sobre relevo brasileiro que as cadeias montanhosas modernas, no Brasil, acontecem especificamente na região norte do país e que as demais regiões são áreas de depressões interplanálticas.