Questão
Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
religioes-africanas12436bbebf1
As religiões africanas resistiram tenazmente e continuam a resistir. E não só ao proselitismo das várias formas de cristianismo e islamismo, mas também ao tratamento discriminatório e até mesmo às perseguições a que foram submetidas pelas administrações coloniais e, em vários países, pelos governos que se seguiram às independências e que as identificavam como fatores de atraso. Se perderam força nas grandes cidades, elas continuam, porém, vigorosas nas aldeias. E há aquelas pessoas que, frequentando a igreja, não deixam de fazer sacrifícios nos altares tradicionais. Além disso, tanto o cristianismo quanto o islamismo apresentam-se muitas vezes africanizados e a conviver tolerantemente com as demais crenças.

(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008. Adaptado.)


Ao mencionar as “administrações coloniais”, o texto refere-se
A
à construção de feitorias, na costa do continente africano, por navegadores portugueses e espanhóis do século XVI, para facilitar a comercialização de escravos.
B
à presença de aventureiros chineses e norte-americanos na África, no decorrer dos séculos XVIII e XIX, e à colonização belga e francesa, no século XX.
C
à política do apartheid, imposta na África do Sul, no século XIX, pelos colonizadores holandeses e britânicos, e que prossegue até os dias atuais.
D
ao domínio português no litoral africano a partir do século XV e ao colonialismo das principais potências europeias, no Norte e centro da África, desde o final do século XVIII.
E
ao controle norte-americano de áreas no litoral atlântico da África, a partir do início do século XIX, com o objetivo de explorar matérias-primas e fontes de energia.