Questão
Universidade de Passo Fundo - UPF
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
renuncia-presidente266ae918a31
A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, levou a uma grave crise institucional em razão do veto dos ministros militares à posse do vice-presidente, João Goulart, à presidência, como previa a Constituição. 

Sobre esse contexto, analise as afirmações que seguem e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) A Campanha da Legalidade, desencadeada no Rio Grande do Sul pelo governador Leonel Brizola, derrotou o golpe e garantiu a posse de João Goulart em 7 de setembro de 1961, mesmo que com poderes diminuídos pela adoção do Parlamentarismo.

(  ) Jânio Quadros defendia a Política Externa Independente, que consistia na busca de uma terceira via para o Brasil entre os dois grandes blocos, capitalista e comunista.

(  ) João Goulart estava em viagem aos países do bloco socialista para verificar como implantar o comunismo no Brasil, ação que era apoiada pelo conjunto da burguesia.

(  ) A presidência de João Goulart (1961-64) foi marcada pelas reformas de base, que incluíam medidas nacionalistas, dentre as quais estavam a nacionalização de empresas concessionárias de serviço público, a estreita regulamentação da remessa de lucros para o exterior e a reforma agrária.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A
V–V–V–V.
B
F–V–F–V.
C
F–F–F–V.
D
V–F–V–V.
E
V–V–F–V.