Questão
Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
2015
Fase Única
represa-Jaguari151ae389b9d
Na represa de Jaguarí-Jacareí — a maior do sistema Cantareira, que abastece São Paulo —, a evaporação estimada quando seu espelho d’água está em condições normais (50 km2 ) é de 45 bilhões de litros por ano. Com mais calor e menos água, a taxa de evaporação sobe. O engenheiro químico Marcos Gugliotti criou um composto de calcário e surfactantes — substâncias usadas em cosméticos e obtidas de fontes como óleos vegetais e cera de abelhas — que, quando aplicado na água, se espalha e cria uma película ultrafina que protege a represa. Esse composto reduz as ondulações naturais na superfície, o que diminui a área exposta à evaporação. Em testes controlados, o composto chegou a frear a perda de água em até 50%.

Folha de S.Paulo. Químico inventa pó que reduz evaporação em represas. Cotidiano, 3/11/2014 (com adaptações). 

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos nele abordados, assinale a opção correta.
A
A taxa de evaporação da água de uma represa independe da hora do dia em que é medida.
B
Se a superfície de um espelho d’água exposta for reduzida, então, mantendo-se a temperatura, a taxa de evaporação da água também será reduzida.
C
A temperatura da água se mantém constante tanto durante o processo de evaporação quanto durante o processo de ebulição.
D
Sabe-se que, em dias quentes, o suor, ao ser evaporado, faz com que as pessoas se sintam melhor, apesar da temperatura elevada. Considerando essa informação, deduz-se que um clima quente e seco é mais agradável que um clima quente e úmido, porque a umidade alta facilita a evaporação do suor.