Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
2017
Fase Única
representantes-povo24396a09f51
Discursiva
“Os representantes do povo francês, reunidos em Assembleia Nacional, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres […].”

(Trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária, em 26 de agosto de 1789).

Sobre as razões que desencadearam a Revolução Francesa de 1789, assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A divisão em três estamentos sociais, nos quais o clero e a nobreza estavam isentos do pagamento de tributos, compõe uma das motivações da rebelião.

02. Os sans-culottes, príncipes ricos e senhores feudais, não apoiaram a Revolução Francesa, pois queriam a manutenção dos seus privilégios, ameaçados pelos
revolucionários.

04. A fome e a grave crise econômica que assolaram a França nos anos que antecederam à revolução, paradoxalmente, fortaleceram o governo do rei Luís XVI.

08. A Bastilha era a sede da administração parisiense e representava ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, difundidos pelo governo absolutista.

16. “Os representantes do povo francês”, do qual fala a declaração, eram os revolucionários do Terceiro Estado, maioria da população e opositores ao
absolutismo monárquico.

32. A Revolução Francesa foi um movimento das elites, defendendo a manutenção dos privilégios dos mais ricos sobre a população carente.