Questão
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
2024
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
reservamento-terras140b5ae6bd3
O reservamento de terras para os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul realizado nas décadas de 1910 e 1920, cumpre, como afirma Lima (1995), o “melhor produto” da dinâmica tutelar. A ação do SPI ao demarcar essas reservas iniciais sinaliza e oficializa o processo de confinamento e de acomodação que os Kaiowá e Guarani sofreram, representando uma forte estratégia colonialista que se embasava na tutela para realizar a intervenção junto aos povos indígenas no Brasil [...].

URQUIZA, Antonio Hilario Agulera; PRADO, José Henrique. O impacto do processo de territorialização dos Kaiowa e Guarani no sul de Mato Grosso do Sul. Tellus, ano 15, n. 29, p. 49-71, jul./dez. 2015.

Entre 1915 e 1928, algumas reservas indígenas foram criadas na região sul do atual estado de Mato Grosso do Sul. Sobre esse processo histórico e suas consequências, assinale a alternativa correta.
A
As reservas garantiram a adequada extensão de terras para que os indígenas tivessem garantidas, até a atualidade, espaço territorial suficiente para o exercício das atividades produtivas necessárias para seu bem-estar, bem como para a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
B
A criação das reservas foi realizada em comum acordo entre o Estado e os povos Kaiowá, Guarani e Terena que foram previamente ouvidos por meio de procedimento de consulta prévia, livre e esclarecida.
C
A criação das reservas foi fundamental para a liberação de enormes quantidades de terras de ocupação tradicional indígena que foram destinadas para a colonização.
D
A existência das reservas indígenas no sul de Mato Grosso do Sul garante a harmonia e a estabilidade nas relações entre indígenas e agropecuaristas da região.
E
A extensão de terras destinadas à criação das reservas indígenas é exagerada, ocasionando o subdesenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso do Sul.