A respiração é uma das principais técnicas para controlar a ansiedade, que, por sua vez, é uma das causas emocionais da síndrome do pânico. Entretanto, não adianta deixar para se preocupar com a respiração apenas durante a crise: é necessário fazer com que as técnicas de respiração se tornem um hábito de vida.
Cinco minutos diários de inspirações e expirações longas e profundas são suficientes para perceber os benefícios da respiração. Quanto mais consciente você estiver durante a respiração, maior será sua capacidade de lidar com as situações do dia a dia, e menor será a chance de ter uma crise de ansiedade.
Para respirar adequadamente, desacelere sua respiração e esvazie os pulmões. Em seguida, inspire suavemente pelo nariz, contando devagar até quatro e deixando a barriga se expandir. Por fim, expire suavemente, contando até seis. Tente respirar entre oito e doze vezes por minuto, estabelecendo um ritmo confortável e utilizando o diafragma, o músculo imediato abaixo do tórax.
Disponível em: https://www.sbie.com.br. Acesso em: out. 2019 (adaptado).
Para que um texto fique bem estruturado, é importante que as ideias sejam transmitidas de forma clara e bem articulada, sendo fundamental o emprego de palavras e expressões específicas para que haja progressão temática. No texto apresentado anteriormente, contribui para a progressão temática do texto a expressão