O resveratrol (I) é um polifenol que pode ser encontrado nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. É encontrada, também, na pele do amendoim e em raízes de uma hortaliça chamada azeda, que possui altas concentrações dessa substância. Tanto o resveratrol quanto seus análogos II, III e IV, favorecem a produção, pelo fígado, de HDL, a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

Sobre as estruturas e as sínteses de I, II, III e IV, são feitas as seguintes afirmações:

I. Observa-se um alceno com dupla ligação de geometria trans, nas estruturas dos compostos I, II e III.
II. Para a preparação do composto IV, a partir da estrutura química do composto II, seria indicado o uso de KMnO4, em meio levemente básico, como reagente.
III. O composto representado pela estrutura III pode ser preparado a partir do resveratrol apenas pela substituição do hidrogênio fenólico por um grupo metila.
IV. O composto representado pela estrutura química III é um dos compostos obtidos pela reação do composto II com uma mistura dos ácidos H₂SO₄ e HNO₃.
Assinale a alternativa CORRETA.