A revista Superinteressante, edição 268, traz na capa, como subtítulo da manchete, o seguinte texto: “Vírus e bactérias não atacam apenas a sua saúde –eles são a maior ameaça à existência humana. Saiba por que nunca estivemos tão vulneráveis nessa guerra. E o que fazer para se salvar”.
Com base no texto transcrito, considere as afirmações abaixo:
I. O hífen, sinal de pontuação, funciona na sentença como um elemento coesivo no texto, sendo responsável pela sequência coerente das ideias.
II. A oração: Saiba por que nunca estivemos tão vulneráveis nessa guerra poderia ser reescrita como: “Saiba o porquê de nunca estarmos vulneráveis nessa guerra”; sem alteração de significado.
III. O acento grave, que indica a ocorrência da crase, em ameaça à existência humana ocorre pela mesma regra sintática da crase em “alheio às críticas dos amigos”.
IV. A pessoa referida no texto é você. Se fosse vocês, as duas últimas sentenças do texto ficariam assim escritas, sem alteração de significado: “Saibam por que nunca estiveram tão vulneráveis nessa guerra. E o que fazer para se salvarem”.
V. Em E o que fazer para se salvar há a elipse do verbo saber, referido na sentença anterior.
Assinale a alternativa CORRETA: