“As rochas carbonáticas ou calcárias são rochas sedimentares constituídas predominantemente por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio). Podem ainda conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. O calcário deriva do termo latino calcarius e significa “o que contém cal”. Essas rochas são depositadas naturalmente em ambientes marinhos ou continentais de águas rasas. Também podem se formar pela erosão ou lixiviação e posterior transporte do material carbonático de zonas de dissolução a zonas de precipitação, que normalmente leva à sedimentação destas rochas em camadas paralelas e horizontais”.
Disponível em: http://recursomineralmg.codemge.com.br/substancias-minerais/rochas-carbonaticas/. Acesso em 24 de setembro de 2020.
Uma amostra de rocha carbonática de 14,5 g foi pulverizada e posteriormente tratada com 250 mL de uma solução 1,035 mol/L de ácido clorídrico. Se para neutralizar o excesso de ácido foram necessários de 152 mL de solução 0,1 mol/L de hidróxido de sódio, a porcentagem em massa de carbonato de cálcio na amostra em questão, considerando que apenas ele reage com a solução de HCl, é de, aproximadamente: