Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2011
Fase Única
romance-Memorias170475f15fd
Em relação ao romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, observe o trecho que segue e assinale a alternativa INCORRETA.

“Mas o realismo de Manuel Antônio de Almeida não se esgota nas linhas meio caricaturais com que define uma variada galeria de tipos populares. O seu valor reside principalmente em ter captado, pelo fluxo narrativo, uma das marcas da vida na pobreza, que é a perpétua sujeição à necessidade, sentida de modo fatalista como o destino de cada um. Esse contínuo esforço de driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos de boa sorte impelem os figurantes das Memórias, e, em primeiro lugar, o anti-herói Leonardo, ‘filho de uma pisadela e de um beliscão’ para a roda viva de pequenos engodos e demandas de emprego, entremeadas com ciganagens e patuscadas que dão motivo ao romancista para fazer entrar em cena tipos e costumes do velho Rio.”

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. p. 133-134. grifos do autor
A
O romance Memórias de um sargento de milícias, cronologicamente inserido no Romantismo brasileiro, apresenta aspectos realistas, sobretudo o tratamento coloquial conferido à linguagem, que o faz ser associado ao romance de costumes.
B
Leonardo Pataca, protagonista da narrativa, costuma ser associado ao pícaro espanhol, personagem anti-heróico, cuja origem testemunha e anuncia a marginalidade do tipo social representado.
C
O título Memórias de um sargento de milícias se justifica pelo fato de se tratar de um romance confessional, narrado em primeira pessoa, cujo objetivo consiste em relatar a saga do protagonista, desde o nascimento até o momento em que alcança o objetivo de se tornar o Sargento de Milícias.
D
A comicidade é uma das marcas do romance, que faz o retrato da época por meio da caricatura dos tipos que compõem a sociedade. Daí o fato de muitas personagens não serem nomeadas, mas caracterizadas pela profissão ou pelos atributos físicos.
E
Os diálogos, marcados pela linguagem informal, aliados às cantigas dispersas ao longo do romance, reforçam o distanciamento que a narrativa de Manuel Antônio de Almeida assume face ao caráter idealizador do primeiro Romantismo.