Questão
Simulado UNESP
2023
1ª Fase
੦ História
História geral
Idade Antiga
Antiguidade clássica
Roma
romanos-usavam-palavra100f35531f7
Os romanos usavam a palavra família, que em português é a mesma, para falar de algo muito mais amplo do que nós. Os romanos chamavam de família tudo o que estava sob o poder do pai de família e que dividiam em três grupos: os animais falantes, os mudos ou semifalantes e as coisas. Assim, o pai possuía mulher, filhos e escravos como animais falantes, vacas e cachorros como animais semifalantes, e suas casas e mobília como coisas. 
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2020. p. 112.

O excerto permite afirmar corretamente que a organização familiar na Roma Antiga
A
restringia a supremacia masculina à sua família nuclear, o que reservava aos homens poderes de vida e morte sobre suas esposas e filhos. 
B
nivelava os elementos submissos ao poder patriarcal, ou seja, não previa distinções legais entre mulheres, escravos, filhos e animais dos chefes de família.
C
era estruturada em torno da figura do Pater familias , figura masculina que dispunha de ampla capacidade legal sobre aqueles ligados à sua autoridade.
D
mostrava-se similar entre patrícios e plebeus, na medida em que garantia somente aos homens de ambos os segmentos a plena participação das instituições políticas. 
E
era fundamentada na objetificação dos corpos submetidos à autoridade dos chefes de família, o que impedia a existência de uma legislação acerca da condição feminina e de escravizados.