01. As mulheres, na obra de Machado de Assis, apesar de ousadas, são completamente dependentes do marido. Elas não possuem ideias próprias e apresentam-se submissas ante a sociedade.
02. À exceção de “A Cartomante” e “Missa do galo”, todos os outros contos de Machado de Assis pertencem ao Realismo brasileiro.
04. O adultério é um tema frequente em Machado de Assis. Dentre a seleção de contos que possuem essa temática, podemos destacar “A cartomante”, “Frei Simão”, “Uns braços” e “Cantiga de esponsais”.
08. O conto “O enfermeiro” tem como personagem central Jacobina, um homem casmurro que começa a contar a história de uma descoberta que fizera tempos atrás: a existência de duas almas: uma exterior e outra interior.
16. O Realismo, assim como o Naturalismo e o Parnasianismo, apresenta tendências anti-românticas. A característica principal desse período da segunda metade do século XIX era a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
32. Em “O segredo do bonzo”, a temática gira em torno de dois jovens cientistas que descobrem uma nova teoria: se bebessem o sangue de animais, adquiririam as características de tais animais. Assim, eles beberam o sangue de ratos e começaram a roubar.