Questão
Universidade de Cuiabá - UNIC
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
seculo-XIX-pratica939f029e71
No século XIX, a prática médica finalmente começou a mudar. Nessa mesma época, cientistas e médicos fizeram as descobertas que verdadeiramente revolucionaram a medicina. Os aprimoramentos no microscópio possibilitaram estudos mais detalhados dos tecidos, uma área denominada histologia. Isso levou à nova ciência das células, a citologia. Esses estudos abriram caminho para os importantes avanços teóricos e práticos que formaram a base da medicina como a conhecemos atualmente. (A PRÁTICA..., 2019).

A mudança na prática do exercício da medicina, no século XIX, esteve relacionada às modificações que se processavam na Europa naquele momento, como
A
a critica generalizada ao pensamento racionalista, a partir do surgimento das concepções liberais advindas com o movimento iluminista, que modificou a forma de se pensar, conceber e interpretar o mundo.
B
a ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde, em decorrência da elevação do padrão de renda da classe trabalhadora, fruto da percepção da necessidade de ampliação do mercado consumidor, baseada na melhoria generalizada no padrão de vida.
C
o estabelecimento de políticas públicas estatais de bem-estar social, como mecanismo de superação da crise de superprodução industrial, proporcionando uma maior atuação do papel do Estado, como instrumento gerenciador do desenvolvimento econômico.
D
a crença no progresso da humanidade, que caracterizou a “belle époque”, resultante do desenvolvimento da ciência e das inovações técnicas, acelerado a partir da Segunda Revolução Industrial.
E
o crescimento dos movimentos socialistas e anarquistas europeus, que defendiam a atuação do governo como agente de estabelecimento de mecanismo de justiça social, provocando a criação de uma legislação de proteção à classe trabalhadora.