(SOMATÓRIA)
01) A precoce centralização política de Portugal, a boa localização geográfica dos portos voltados para o Atlântico e o desenvolvimento de técnicas de navegação contribuíram para o pioneirismo português nos oceanos.
02) As caravelas eram embarcações inapropriadas à navegação oceânica, devido a sua grande estrutura e ao seu peso, características que as tornavam muito lentas e, por isso, menos requisitadas do que os demais tipos de navios existentes no período.
04) Os portugueses aperfeiçoaram as técnicas disponíveis para a navegação oceânica de longo curso, difundiram o uso da bússola, desenvolveram o quadrante e aprimoraram o astrolábio.
08) Na segunda metade do século XV, os planos expansionistas portugueses pelos mares levaram à conquista da cidade de Ceuta, localizada no continente asiático. Apesar de inexpressiva do ponto de vista comercial, serviu para Portugal se estabelecer na região e contatar outros povos.
16) Dentre os avanços tecnológicos do período de expansão marítima, o desenvolvimento dos mapas foi uma importante ferramenta de orientação e de identificação de elementos físicos, humanos, econômicos, associados ao espaço geográfico explorado.