Questão
Provão de Bolsas Estratégia
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
seculo-XVI-XIX85f938b9e1
Do século XVI ao XIX o comércio de escravos na costa atlântica da África foi negócio entre comerciantes europeus e africanos, ou representantes dos reis africanos, pois na maioria das vezes eram estes os grandes fornecedores de escravos para os navios negreiros. As trocas eram feitas em alguns pontos da costa, seguindo regras estabelecidas principalmente pelas sociedades africanas.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007. p. 60.

Com base no trecho acima e em seus conhecimentos prévios, assinale a alternativa correta:
A
a participação dos europeus no comércio de cativos se limitou à costa do continente africano, sendo a escravidão instituída pelos seus próprios habitantes.
B
coube aos europeus a instituição do sistema escravista no continente, o que alterou as estruturas políticas, econômicas e culturais dos povos que o habitavam.
C
os europeus agiam conforme era determinado nos locais de comércio, o que não impediu de obterem influência e estimularem a dependência dos chefes locais.
D
a presença dos europeus no tráfico de escravizados provocou transformações econômicas no continente, mas sem perturbar as estruturas de poder existentes.
E
o envolvimento dos europeus no tráfico de viventes ocorreu de maneira pontual, afinal os governantes africanos monopolizavam as redes de comércio no continente.