No século XVIII, houve o advento, na Inglaterra, da Revolução Industrial. Esse período conheceu uma mudança drástica no que diz respeito ao modo de produção, com o surgimento das fábricas e do trabalho assalariado – quando o trabalhador passa a vender sua força de trabalho – alterando todo um panorama, seja no âmbito econômico, seja no social, bem como no que se refere às descobertas tecnológicas, como é o caso da máquina a vapor, fruto de um intenso progresso científico. Na produção de vapor, foi necessário o consumo de carvão de pedra, que existia em abundância na Inglaterra.
Na produção de ferro, devido às impurezas do carvão mineral, a solução foi o aquecimento em fornos fechados, cujo produto resultante é o chamado carvão coque, que continua sendo bastante utilizado nos processos de obtenção dos metais a partir de seus minérios.
A reação de obtenção de ferro metálico pode ser representada de forma simplificada por:
Equação 1
Fe₂O₃ + 3CO → 2Fe + 3CO₂
Obs.: o monóxido de carbono dessa reação é proveniente da seguinte transformação sofrida pelo carvão coque:
Equação 2
C + ½ O₂ → CO
No âmbito da Filosofia, a Europa observou o nascimento de um movimento filosófico, o Iluminismo, fundamental para a compreensão deste século. Esse movimento tinha como características essenciais o liberalismo, o individualismo e o racionalismo.
Com base no texto e nos seus conhecimentos em Química e Filosofia, analise os seguintes itens:
I)Na Filosofia, o racionalismo apresenta-se como a concepção de que a razão, no sentido oposto da experiência dos sentidos, da revelação divina, ou da autoridade institucional, desempenha um papel determinante na aquisição do conhecimento.
II)O liberalismo tem como característica básica um profundo compromisso com o individualismo, na medida em que, para os liberais, o que conta como propósito para as avaliações de cunho social e político é a pessoa individual.
III)Pela Equação 2 pode se concluir que, para cada 120 quilogramas de carbono transformados, há um consumo de 160 quilogramas de oxigênio.
IV)Pela Equação 1, pode se concluir que 160 quilogramas de óxido férrico produzem 56 quilogramas de ferro metálico.
Entre as opções acima, estão corretas apenas