Questão
Universidade de Pernambuco - UPE
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
seguir-mostra-ciclo120756337e7
A figura a seguir mostra o ciclo do nitrogênio em um aquário de água doce.



Disponível em: http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/a-quimica-do-aquario-ciclo-biogeoquimico-do-nitrogenio.php ( Adaptado) Acesso em: junho 2015.

Em um aquário equilibrado, determinadas bactérias convertem as substâncias derivadas do metabolismo orgânico em substâncias nitrogenadas. Amônia e nitrito gerados são bastante tóxicos para os peixes, enquanto o íon amônio é bem menos danoso. O nitrato também é bem menos tóxico que essas duas substâncias, mas, quando acumulado por muito tempo, pode atingir concentrações prejudiciais aos peixes, que geralmente possuem níveis de tolerância entre 50 a 250 mg/l.
Sobre um aquário de 50 L, com 10 peixes e há um mês com a mesma água e filtros sem serem limpos, é CORRETO o que se afirma na alternativa
A
Baixas temperaturas e pH menores auxiliariam a elevar os níveis de amônia
B
Trocas periódicas e parciais de água aumentariam o nível de nitrato existente.
C
Altos níveis de oxigênio comprometem o ciclo do nitrogênio, podendo levar à formação de compostos tóxicos em excesso e, até, à eutrofização total.
D
A amônia reage com a água, produzindo o íon amônio, elevando o pH do meio; por isso, se o pH estiver alcalino, a mesma concentração de amônia será muito mais letal, em comparação ao aquário mais ácido.
E
O volume do aquário impede que os níveis de nitrato cheguem a comprometer a saúde desses peixes