A seguir, são citadas algumas das personagens de Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Para cada nome, é dada uma explicação, que leva em consideração a trama de cada conto. Marque V (verdadeiro) para as associações coerentes e F (falso) para as associações incoerentes.
Luamanda
( ) O nome da personagem sugere a intensidade do sentimento de amor, por meio da sequência A-M-A, seguida da terminação –nda — uma combinação da desinência de gerúndio com a desinência de gênero —, o que remete a um aspecto de continuidade temporal e ao mundo das emoções femininas. A presença de "Lua", no nome, também simboliza a sensibilidade.
Cida
( ) Seu nome pode ser interpretado como abreviação da palavra cidade. A personagem vivencia a urbanidade em seus múltiplos aspectos, especialmente aqueles que dizem respeito ao mundo do trabalho e à rotina de uma grande metrópole. Dentre os demais enredos de Olhos d’água, o do conto O cooper de Cida é o único que contém referência explícita ao espaço da narrativa: a cidade do Rio de Janeiro.
Zaíta
( ) Este nome é uma aglutinação de Zaira e Itamar, pais de Zaíta. Ela é a única personagem de Olhos d’água que tem um final feliz, mesmo em meio às dificuldades. Suas conquistas são fruto de dedicação e de superação.
Natalina
( ) O nome refere-se a “Natal”. Nesta data comemorativa, a personagem vivenciou um dos mais tristes momentos de sua vida, ao perder os pais em um acidente de automóvel. A partir de então, enfrentou muitas adversidades na luta pela sobrevivência.
A sequência CORRETA é: