Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2010
Fase Única
segundo-paragrafo55b751088
No segundo parágrafo, o autor
A
refere-se a Ubatuba para, caracterizando a cidade, evidenciar a distância entre as metrópoles americanas que entusiasmavam os jovens e as cidades brasileiras, que nada tinham a ser cobiçado.
B
cita um arrabalde povoado por caiçaras para retratar uma época de superação das discrepâncias sociais no Brasil: num país onde quase não se encontravam televisores, um casebre o possuía.
C
trata como grande decepção em preto e branco o fato de o tão anunciado acontecimento revelar-se um descolorido engodo, um truque de marketing para preparar o que seria verdadeiramente o grande feito, só ocorrido dias depois.
D
vale-se do termo fé - costumeiramente designativo da crença religiosa sem base em argumentos racionais - para expressar distinto comportamento: a atitude dos que, por acreditar na tecnologia, eram capazes de conceber como possível o que muitos negavam.
E
comenta as fotos [...] nas revistas ilustradas para comprovar a ideia de que, quarenta anos atrás, só os meios impressos eram dignos de crédito quando noticiavam que a Revolução Verde, a Guerra Fria e a Era Atômica iam de vento em popa.