Os sentidos fundamentais do corpo humano, visão, audição, tato, gustação (ou paladar) e olfato, constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Possuir um sistema sensorial funcional aumentou as chances de sobrevivência de diferentes grupos de animais. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia, desde a presença de predadores até o sabor desagradável de alimentos tóxicos. Nossos receptores sensoriais são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos que serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central. De todos os nossos sentidos, a visão e a audição possuem especial destaque. Diversas estruturas compõem esses dois sistemas, tornando-os tão importantes e necessários.
Sobre estes sistemas, analise as afirmativas abaixo:
I) A córnea é porção transparente da túnica externa do globo ocular; é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
II) Na região do ouvido interno, encontramos os canais semicirculares que permitem a percepção da posição do corpo. A informação transmitida por eles avisa o sistema nervoso sobre as súbitas mudanças na direção do movimento. De posse dessa informação, a formação bulboreticular (da porção inferior do tronco cerebral) pode corrigir qualquer desequilíbrio.
III) Na retina encontram-se dois tipos de células fotossensíveis: os cones e os bastonetes. Quando excitados pela energia luminosa, ocorrem processos oxidativos que estimulam as células nervosas adjacentes, gerando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo óptico.
IV) A vibração da membrana timpânica move o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna que, por sua vez, faz vibrar o osso estribo, onde sua base se conecta a uma região da membrana da cóclea (a janela oval), que faz vibrar, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basiliar e as células sensoriais.
V) O cristalino é uma lente biconvexa coberta por uma membrana transparente. Situa-se atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. Ele fica mais espesso para a visão de objetos próximos e mais delgado para a visão de objetos mais distantes.
Assinale a opção que apresenta somente informações verdadeiras sobre as afirmativas