O setor do agronegócio, sinônimo de agricultura patronal ou empresarial, abrange a cadeia produtiva de indústria e serviços ligada aos produtos da agropecuária: produção de equipamentos e serviços para o campo e transformação dos produtos, como em indústrias de alimentos e frigoríficos. Envolve as atividades dos complexos agroindustriais, isto é, atividades primárias, secundárias e terciárias da cadeia produtiva, e está intimamente ligado à agricultura patronal. Esse setor da agricultura e pecuária contribui com cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) (aproximadamente 20% da agricultura e 10% da pecuária — o PIB do Brasil é de aproximadamente US$ 2 trilhões), 37% das exportações e 35% dos empregos brasileiros.
Paralelamente ao desempenho do agronegócio, temos a agricultura familiar, que também é de suma importância para a economia primária do Brasil.
Internet: <http://marcosbau.com> (com adaptações). Acesso em 25/4/2012.
Acerca do tema abordado no texto, julgue os item a seguir, assinalando (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.
A agricultura familiar é uma atividade econômica incompatível com o agronegócio, já que os interesses de uma agricultura patronal são inconciliáveis com os dos pequenos produtores.