O setor terciário da economia é constituído pelo comércio e os serviços – transporte, educação, saúde, comunicação, sistema financeiro, entre outros, que se distribuem quantitativa e qualitativamente de maneira diferenciada entre os lugares, regiões e países. Tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos que conheceram processos de modernizações das suas economias e dos seus territórios – a exemplo do Brasil – o setor terciário é o que mais emprega a mão-de-obra ativa e se impõe nas paisagens urbanas através da presença de lojas, shoppings centers, universidades e centros de pesquisas, transportadoras, escritórios, agências de viagem e publicidade, bancos, consultórios, clínicas, hospitais, bem como, no caso dos paises subdesenvolvidos, feiras, comércio ambulante, pequenos serviços (terciário inferior), entre outros.
Sobre a espacialidade do setor terciário da economia nos paises desenvolvidos e subdesenvolvidos, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A intensa e contínua modernização da produção industrial e da agropecuária nos paises de capitalismo avançado transferiu boa parte da mão-de-obra para o setor terciário. Nesses países, esse setor econômico é dominado por atividades e serviços modernos, exigentes de trabalhadores com elevada qualificação.
( ) As cidades do Rio de Janeiro, Guadalajara, Miame, Yokohoma e Liverpool, por exemplo, concentram os serviços financeiros e comandam a financeirização dos territórios do Brasil, México, EUA, Japão e Inglaterra, respectivamente.
( ) O Brasil é um exemplo de país subdesenvolvido em que a expansão do terciário inferior está relacionada com o desemprego estrutural provocado pela reestruturação tecnológica do seu parque industrial e de setores do terciário moderno.
( ) Nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, o crescimento do terciário superior (pesquisa, operações financeiras, serviços de comunicação, informação, educação, entre outros) independe da dinâmica econômica e da demanda por bens e serviços dos setores primários e secundários.
( ) A cidade de Campina Grande-PB, por seu porte de “oásis high tech” (serviços do terciário moderno), polariza uma fração de território, que excede os limites do Estado da Paraíba, como também tem nesses serviços um dos fatores de dinamização de sua economia urbana.
A seqüência CORRETA é: