Questão
Universidade Federal do Paraná - UFPR
2009
2ª Fase
seu-livro-processo3202dc7c6e2
Discursiva
Em seu livro O processo civilizador, Norbert Elias traz exemplos de manuais e códigos de comportamento, de diferentes contextos. Em um deles, de 1672, destacam-se orientações sobre hábitos à mesa, como as que seguem: Se todos estão se servindo do mesmo prato, evite pôr nele a mão antes que o tenham feito as pessoas de mais alta categoria, e trate de tirar o alimento apenas da parte do prato que está à sua frente. Ainda menos deve pegar as melhores porções, mesmo que aconteça você ser o último a se servir.

Cabe observar ainda que você sempre deve limpar a colher quando, depois de usá-la, quiser tirar alguma coisa de outro prato, havendo pessoas tão delicadas que não querem tomar a sopa na qual mergulhou a colher depois de a ter levado à boca.

(COURTIN, Antoine de, p. 102. Grifos do autor original.)

Comentando especificamente a obra de De Courtin, Elias esclarece que esse autor “fala a partir de uma sociedade de corte que é a mais plenamente consolidada – a da corte de Luís XIV. E se dirige principalmente a pessoas de categoria, pessoas que não vivem diretamente na corte, mas que desejam conhecer bem as maneiras e costumes que nela têm curso”.

(ELIAS, Norbert. O processo civilizador. 1994, vol. 1, p. 109.)

Considerando essa sociedade, explique quem seriam essas “pessoas de categoria”, e por que o domínio de “bons hábitos”, como os citados no exemplo, seria importante para elas, no âmbito social.