Questão
Universidade São Francisco - USF
2017
Fase Única
silicose-e1694d667b17
Discursiva
A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares provocadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria-prima para a fabricação do vidro e do cimento. As consequências da inalação dessa substância (principalmente se muito duradoura) limitam muito a capacidade respiratória da pessoa afetada, com repercussão em outras funções orgânicas, sobretudo cardíaca. A silicose é, pois, uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

a) O acúmulo de sílica nas células dos alvéolos pulmonares provoca a autólise dessas células. Qual é a estrutura citoplasmática diretamente envolvida nesse processo?

b) Com o tempo, a silicose provoca a formação de grandes áreas de fibrose pulmonar, causando insuficiência pulmonar. Justifique a razão pela qual a silicose pode ter como consequência uma insuficiência cardíaca.