O símbolo da águia, evocado pelo poeta, representa a liberdade e, desse modo, foi incorporado aos valores nacionais norte-americanos. Contudo, em sua história, diversas vezes os Estados Unidos da América executaram ações imperialistas que “despedaçaram” com essa representação. Analise as afirmações abaixo acerca das intervenções norte-americanas em países latino-americanos e caribenhos:
I - Após a proclamação da independência e da constituição de uma república democrática, o auxílio do governo de Washington, tanto militar quanto financeiro, foi fundamental para que as lutas de Simon Bolivar e de San Martín pela independência obtivessem sucesso.
II - O resgate da Doutrina Monroe pelo presidente Theodore Roosevelt (1901-1909) foi uma justificativa importante para que o governo norte-americano realizasse intervenções militares em Cuba, logo após sua independência, e provocasse a independência do Panamá.
III - O apoio econômico dos norte-americanos às democracias populistas de Perón, na Argentina, de Vargas, no Brasil, e de Cárdenas, no México, contribuiu para que os trabalhadores conquistassem seus direitos básicos, a exemplo do salário mínimo, das férias remuneradas e do descanso aos domingos.
IV - A criação da Aliança para o Progresso, no início da década de 1960, fazia parte da política norte- -americana para impedir que movimentos comunistas fossem vitoriosos nos países da América Latina e do Caribe, mesmo que os investimentos feitos contribuíssem para a consolidação de regimes ditatoriais.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos: