Questão
Universidade de Vila Velha - UVV
2022
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sistema-circulatorio-e149dc8ca4ce
O sistema circulatório é o principal responsável pelo transporte de substâncias para todas as partes do organismo. Nesse processo, as redes capilares irrigam os tecidos permitindo a passagem de líquidos e nutrientes através de sua fina parede de epitélio simples e pavimentoso. Em condições normais, a saída de líquidos dos capilares é maior do que sua absorção. O excesso desse líquido e outras substâncias é retirado e devolvido para o sangue por meio de outra rede de canais interligados – o sistema linfático. O fluido no sistema linfático é chamado de linfa e o sistema é formado pelos capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos.

Disponível em: Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. Saraiva: São Paulo. Amabis, J. Mariano, Martho, G. Rodrigues. 2015. Biologia dos Organismos Parte III, 4. ed. Moderna: São Paulo (com modificações). Acesso em: 26/06/2021.

Sobre o sistema linfático, afirma-se que
A
os capilares linfáticos constituem uma pequena rede que parte dos pulmões com a linfa oxigenada e acompanha os capilares sanguíneos até o interior dos tecidos, onde recolhe o líquido tecidual.
B
a linfa, quando comparada ao sangue, só não contém a concentração de bicarbonato/ácido carbônico, que na relação de 1:20 é responsável pela manutenção do pH do sangue em 7,40.
C
em diversos pontos da rede linfática, como nas regiões do crânio, pés, lombar, braços, entre outros, são encontrados importantes linfonodos com função de filtrar a linfa que vem das extremidades corporais.
D
os linfonodos são estrutura que se apresentam como uma cápsula fibrosa externa contendo em sua parte interna um tecido epitelial pavimentoso com função de filtrar os linfócitos, plasmócitos e macrófagos, presentes na linfa.
E
as tonsilas palatinas e os adenoides são órgãos linfáticos especiais que, localizados em pontos estratégicos, limita a invasão de microrganismos podendo gerar em aumento no tamanho dos linfonodos, conhecidos como ínguas.