Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2006
Fase Única
sociedade-que-relacoes22040e55b88
Em uma sociedade em que as relações entre os indivíduos se dá, precipuamente, mediante a palavra escrita, a capacidade de ler, bem como de ter ciência das implicações do que foi lido, é condição indispensável para o indivíduo interagir criticamente com os demais.

“Em todos os textos, certas informações são transmitidas explicitamente, enquanto outras o são implicitamente, estão pressupostas ou subentendidas. Um texto diz coisas que parece não estar dizendo, porque não as diz explicitamente. Uma leitura eficiente precisa captar tanto as informações explícitas quanto as implícitas. Um leitor perspicaz é aquele capaz de ler nas entrelinhas. Se não tiver essa habilidade, passará por cima de significados importantes ou – o que é bem pior – concordará com idéias ou pontos de vista que rejeitaria se percebesse.”

PLATÃO & FIORIN. Lições de texto. São Paulo:Ática, 2002.

Observe o seguinte anúncio publicado na seção de classificados do jornal Diário Popular:

BARBADA GOLF 2003 – pintura metálica, direção, vidro, ar, rodas, travas, teto, desembaçador, airbag, IPVA pago, superinteiro. Placas XXX-0001. Telefone 111-1111.

Nesse tipo de texto, é comum haver informações implícitas em virtude de o preço do anúncio até vinte palavras ser menor, argumento mais que suficiente para a redação de textos enxutos.

Nas alternativas abaixo, o opcional que dispensa o leitor de recorrer a um sentido implícito para compreender a informação pretendida pelo autor do texto é
A
direção.
B
vidro.
C
teto
D
desembaçador.
E
ar.
F
I.R.