“A sociologia pode ser definida como sendo o estudo sistemático das sociedades humanas. Essa ciência emerge a partir de um esforço intelectual distinto das sociedades modernas, e o estudo desse tipo de sociedades permanece a sua principal preocupação”. (Anthony Giddens, Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006, p.18.). Sobre os elementos característicos do surgimento da sociologia, pode-se afirmar que:
I – A sociologia é fruto da revolução industrial, da revolução francesa e do advento da modernidade, por isso também é conhecida como “ciência da crise”.
II – Novos significados atribuídos pela sociedade à própria noção de tempo e as transformações sociais, política e econômica são componentes que estão diretamente ligados ao contexto de emergência da sociologia.
III – Os parâmetros de análise desenvolvidos pela sociologia estiveram relacionados inicialmente a formulações de caráter teológico.
IV – A sociologia, desde o seu início, busca compreender novas situações sociais oriundas das sociedades capitalistas.
V – A alteração dos modos de vida tradicionais levou os primeiros pensadores a uma nova concepção mistificadora dos mundos natural e social.
A resposta CORRETA é: