Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2014
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
sociologo-espanhol6974c04270
O sociólogo espanhol Manuel Castells afirma que há uma nova organização da produção no mundo, disposta em quatro posições diferentes: os produtores de alto valor com base no trabalho informacional, os produtores de grande volume baseado no trabalho de baixo custo, os produtores de matérias-primas que se baseiam em recursos naturais e os produtores redundantes, limitados ao trabalho desvalorizado.

Sobre a atual divisão internacional do trabalho, é correto afirmar que
A
a posição mais importante, a de produtores de alto valor com base no trabalho informacional, que compreende as indústrias de alta tecnologia e os trabalhadores mais qualificados, concentra-se nos países desenvolvidos e não podem ser encontrados em outros países pela inexistência de condições para o seu desenvolvimento.
B
os produtores de matérias-primas baseadas em recursos naturais, ou seja, os produtores e exportadores de minérios e produtos agrícolas, estão principalmente nos países subdesenvolvidos da África, Ásia e América Latina, onde também se concentra a maior parte de trabalhadores desvalorizados.
C
os produtores de bens industrializados de grande volume com base em trabalho de baixo custo, podem ser exemplificados pelo caso das indústrias alimentícias (sucos de frutas, óleos vegetais, carnes e outras), têxteis e papéis, concentram-se nos países centrais, que possuem abundância de matérias-primas para essas indústrias.
D
a grande vantagem da atual divisão internacional do trabalho é que acabou com o reforço a desigualdades internacionais e diminuiu a existência de regiões e países excluídos do sistema capitalista.
E
a abundância de mão-de-obra barata nos países subdesenvolvidos representou uma vantagem que facilitou a industrialização o que permitiu um reposicionamento na tradicional divisão internacional do trabalho, passando todos eles à condição de exportadores de produtos industrializados.
F
I.R.