Em sua obra A escravidão no Brasil (2010), Jaime Pinsky defende que a escravidão “[...] decorre da ‘descoberta’ do país pelos portugueses. Antes de sua vinda, não há registros de relações escravistas de produção nas sociedades indígenas”; um outro autor, Stuart Schwartz, no livro Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial (1988), afirma que, em face das necessidades da nascente cultura da cana-de-açúcar, implantada para promover o desenvolvimento econômico do território brasileiro, os portugueses começaram a adotar o uso da mão de obra indígena escrava. Com base no que apresentam esses dois autores pode-se afirmar corretamente que
Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2025
2ª Fase
sua-obra-escravida9879fae747
A
a ausência de escravidão indígena nas terras do Brasil, no início da colonização portuguesa, dava-se por atraso dos nativos que não tinham uma sociedade civilizada.
B
vários grupos nativos do Brasil, mesmo sendo beligerantes, não faziam escravos entre seus prisioneiros, pois davam a estes outra finalidade em rituais antropofágicos.
C
os nativos brasileiros do litoral, apesar de não conhecerem a escravidão, praticavam a Mita, que era uma forma de trabalho forçado imposto pelos caciques aos demais indígenas.
D
a ausência de escravismo indígena foi o único fator que fez com que os portugueses buscassem escravizar povos africanos ao invés de povos nativos do Brasil.