Em uma de suas entrevistas, ao analisar a Segunda Guerra Mundial, o historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) lembrou que o conflito ocorrido entre 1939 e 1945, além de provocar a morte de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, teve desastrosas consequências posteriores, como o conflito ideológico entre capitalismo e comunismo e a pobreza em diversas regiões do continente europeu. A respeito da Segunda Guerra Mundial e de suas consequências, assinale o que for correto.
01) O Pacto Ribbentrop-Molotov, nomes que se referem a diplomatas da Alemanha e da União Soviética que conduziram a negociação, firmou o acordo de não agressão entre os países no período imediatamente anterior ao início da Segunda Guerra.
02) França e Inglaterra foram as primeiras potências europeias a declararem guerra contra a Alemanha como forma de resposta ao avanço dos exércitos nazistas pelo oeste do continente.
04) A “Operação Barbarossa” (plano alemão de ocupação da União Soviética) foi baseada no princípio da “guerra relâmpago” e contou com um dos maiores contingentes de armas e de soldados usados pelos nazistas durante a Guerra.
08) O extermínio deliberado de judeus fazia parte da política de higienização social nazista. Privados de direitos, bens e liberdades individuais, os judeus foram confinados em campos de concentração e milhões foram executados durante a Guerra.
16) Apesar de sua escala global, a Segunda Guerra não registrou combates no continente africano. Base tanto para aliados como para nazistas, a África exerceu a função de território neutro durante a Guerra.