Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2016
Fase Única
superficie-Terra-e74628aa664
A superfície da Terra é o rígido suporte de apoio à sobrevivência dos homens e dos demais seres vivos. A parte superior da crosta terrestre ou litosfera, que determina a superfície da Terra, é um dos componentes do estrato geográfico, ao lado das massas líquidas, da baixa atmosfera e da biota.

ROSS, J. L.S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2011.

No que se refere às estruturas e formas do relevo terrestre, assinale a alternativa correta.
A
A teoria das correntes de convecção apoia-se na teoria de geólogos americanos baseada na ideia de que os corpos celestes, como as estrelas, estão em expansão no universo. Dessa forma, sendo a Terra um desses corpos, também está em expansão.
B
Recebe o nome de orogênese o fenômeno relacionado aos movimentos da superfície da terra através das dobras ou enrugamentos de camadas das rochas sedimentares formadas em bacias geossinclinais localizadas em áreas de junção de placas tectônicas nas bordas dos continentes.
C
As bacias sedimentares compõem uma estrutura de grade representatividade territorial no planeta. Constituem-se por relevos muito rebaixados por variadas e longas fases erosivas. Caracterizam-se por serem terrenos mais instáveis, em que há forte atividade tectônica.
D
As falhas são resultado dos processos endógenos passivos, sendo geradas pela epirogênese, tornando a área mais suscetível a abalos sísmicos. Como surgem em áreas de encontros de placas tectônicas, não podem ser observadas em território brasileiro.
E
As rochas ígneas intrusivas são resultado de alteração gerada por altas pressões e temperaturas exercidas pelo dinamismo da crosta. A maior parte dessas rochas é do tipo clástico, destacando-se os argelitos e siltitos, muito comuns no território brasileiro.