Na tabela periódica, os elementos Na e K são metais alcalinos que pertencem à família IA, e F e I. são halogênios da família VIIA; todos exercem diferentes funções no organismo humano. O consumo de sal (NaCℓ) em excesso pode causar maior incidência de pressão alta em mulheres grávidas. Uma das opções de sais para diminuir a quantidade de sódio ingerida é o sal light (50% de NaCℓ + 50% de KCℓ). Tanto o sal light quanto o sal de cozinha comum possuem o micronutriente iodo (I), importante para prevenir o bócio, uma alteração na glândula tireoide. Estudos também inferem que a presença de flúor (F) na água potável pode levar a casos de tireoide subativa, especialmente nas mulheres, diminuindo a absorção do iodo pelo organismo.
Em relação aos conhecimentos sobre classificação periódica e estrutura atômica dos elementos Na, K, F e I, considere as afirmativas a seguir.
Dados: Número atômico de Na = 11, K = 19, F = 9, I = 53
I. Na⁺ e K⁺ possuem configuração isoeletrônica.
II. Se o número de massa atômica do K⁺ é 39, então o número de prótons, nêutrons e elétrons é de 19, 21 e 20, respectivamente.
III. Ao representar a configuração eletrônica do átomo de I em ordem de preenchimento energético, atinge-se o subnível 5p.
IV. Os 3 números quânticos que caracterizam o elétron mais energético do íon flúor (F⁻) são n = 2, ℓ = 1 e mℓ = +1. Assinale a alternativa correta.