Questão
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2016
Fase Única
teatro-brasileiro121da1b839f
O teatro brasileiro contemporâneo é atravessado por uma multiplicidade de propostas cênicas que visam, sobremaneira, uma relação ativa na realidade social, política e cultural do país. A partir das décadas de 1990 e 2000, expandiu-se um tipo de prática artística que, direcionando o olhar ao outro, exigiu uma relação de alteridade no teatro: seja no processo de criação, seja no espetáculo teatral. Esse tipo de relação pode ser observada em processos criativos em que o ato político se deu a partir da "investigação das realidades sociais do outro e na interrogação dos muitos territórios da alteridade e da exclusão social (FERNANDES, 2013, " p.353).

O Grupo Teatro da Vertigem/SP é um dos precursores desse tipo de processo, chamado de processo de criação
A
épico: dedicado à experimentação criativa a partir do diálogo entre o teatro, outras linguagens artísticas e os elementos que compõem a cena teatral.
B
educativo: dedicado à formação do ator e da plateia, desenvolvido especialmente em escolas a partir da noção de jogo teatral como experiência
C
comunitário: dedicado à elaboração da cena e do exercício teatral, tendo como foco temas identitários, sem a preocupação com o produto final em forma de espetáculo teatral.
D
colaborativo: dedicado à busca de uma não hierarquização entre as funções desempenhadas pelos artistas envolvidos nos projetos artísticos, com propostas cênicas que usam, frequentemente, espaços não convencionais para apresentação.
E
psicodramático: dedicado ao estudo teórico de temas da psicanálise e da inter-relação pessoal, com propostas cênicas levadas a público somente em espaços fechados.