Um tecido é um grupo de células, na maioria das vezes semelhantes, especializado para o desempenho de uma função comum. O estudo dos tecidos é chamado histologia. Durante o desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos tornam-se diferenciados em quatro tipos de tecidos. Com base nos conhecimentos sobre histologia, considere as afirmativas a seguir.
I. O tecido conjuntivo origina-se de um grupo de células da mesoderme que se separam e formam um tecido mole e gelatinoso no embrião, o mesênquima, desempenhando função estrutural.
II. O tecido epitelial apoia-se sobre uma membrana basal subjacente, caracterizando-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular, que são continuamente renovadas por atividade mitótica.
III. O tecido muscular é um tecido de sustentação definitivo, mais forte que a cartilagem, que contém sais de cálcio organizados ao redor de fibras de colágeno, cujo crescimento ocorre por divisão dos condrócitos no centro da cartilagem.
IV. O tecido nervoso é formado por células cilíndricas muito compridas, que se originam da fusão de um grande número de células embrionárias, sendo, por este motivo, plurinucleadas com suas membranas intimamente unidas por linhas transversais.
Assinale a alternativa correta.