O tecido muscular estriado esquelético corresponde à cerca de 40% do peso corporal e responde pelos movimentos corporais voluntários. O tecido é composto de apenas um tipo de célula, a fibra muscular. As miofibrilas da fibra muscular são formadas por actina e miosina, dispostas de forma regular, o que determina um padrão de estrias transversais claras e escuras alternadas, visíveis ao Microscópio Ótico. A contração das miofibrilas, depende de um conjunto de reações químicas que implica grande gasto energético.
Considere o texto e seus conhecimentos sobre o assunto e analise as afirmativas abaixo:
I. Primariamente, a energia para a contração muscular é fornecida pela glicose e pelos aminoácidos, derivados das proteínas.
II. A energia, derivada desses “combustíveis”, é armazenada na forma de ATP, fosfocreatina, creatinina e fosfoarginina.
III. Quando há deficiência no suprimento de oxigênio, causado pelo trabalho muscular excessivo, o ácido pirúvico formado é responsável pela fadiga muscular.
IV. Na contração muscular, as duas linhas Z que limitam o sarcômero se afastam, alterando a linha A dos microfilamentos, caracterizando assim, o processo contrátil.
V. Nas placas motoras, ocorrem sinapses entre as terminações dos axônios e as fibras musculares, quando ocorre a liberação de acetilcolina, possibilitando, assim, a contração dos músculos.
VI. Quando o músculo recebe o estímulo, demora frações de segundo para iniciar a contração, tempo esse necessário para a liberação de energia, o que é chamado de tempo ou período de latência.
É correto o que se afirma em