Sobre os tecidos vegetais, marque a alternativa CORRETA.
Questão
Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS
2019
Fase Única
tecidos-vegetais8ab64f610
A
As células do colênquima são alongadas, irregulares e encontram-se dispostas em forma de feixes. Quando cortadas transversalmente, têm aspecto variado. São mortas, anucleadas, e a parede apresenta reforços de lignina, mais intensos nos cantos internos da célula, conferindo certa resistência ao esmagamento lateral. O colênquima é um tecido flexível, localizado mais externamente no corpo do vegetal e encontrado em estruturas jovens como pecíolo de folhas, extremidade do caule, raízes, frutos e flores.
B
O esclerênquima é um tecido mais rígido que o colênquima, encontrado em diferentes locais do corpo de uma planta, totalmente desprovido de lignina. As células do esclerênquima possuem um espessamento secundário nas paredes devido à impregnação de celulose, hemicelulose e substâncias pécticas. As células mais comuns do esclerênquima são as fibras e os esclereídeos formadas a partir do pleroma (meristema secundário).
C
Forma-se uma solução aquosa mineral, a seiva bruta ou seiva inorgânica. Essa solução caminha de célula a célula radicular pelo endoderma até atingir os vasos liberianos existentes no centro da raiz. A partir daí, o transporte dessa seiva ocorre integralmente dentro desses vasos até as folhas. Lá chegando, os nutrientes e a maior parte da água difundem-se até as células e são utilizados no processo da fotossíntese.
D
Os elementos de vaso também possuem pontuações laterais que permitem a passagem da seiva. Sua principal característica é que em suas extremidades as paredes são perfuradas, isto é, não há parede divisória totalmente isolante entre uma e outra célula. O vaso formado pela reunião de diversos elementos de vaso é conhecido como traqueia, que se associa ao líber e ao parênquima liberiano no transporte da seiva orgânica.
E
Os compostos orgânicos elaborados nas células do parênquima clorofiliano das folhas difundem-se para outro conjunto de vasos do tecido condutor chamado floema ou líber. No interior dos vasos liberianos, essa seiva orgânica ou seiva elaborada é conduzida até atingir as células do caule, de um fruto, de um broto em formação, de uma raiz, onde é utilizada ou armazenada.