A tela abaixo destaca, sob a interpretação do pintor Victor Meirelles, uma das Batalhas dos Guararapes, ocorridas entre 1648 e 1649. Inscritas na guerra pela expulsão dos holandeses do Brasil, sobre tais Batalhas são feitas as seguintes afirmações, as quais deve-se marcar V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.


(Fonte: MEIRELLES, Victor. Batalha dos Guararapes. Óleo sobre tela. 1879. Museu Nacional de Belas Artes: Rio de Janeiro. Disponível em: <http://comtextohistorico.blogspot.com.br>. Acesso em 19 de abril de 2016).
( ) Apesar do heroísmo das tropas pernambucanas insurretas, tais Batalhas foram vencidas pelos holandeses, como o pintor procurou demonstrar ao representa-los à esquerda, em um plano mais elevado da tela em relação aos brasileiros, posicionados à direita.
( ) Embora, a partir de tais Batalhas, os holandeses tenham sido expulsos do nordeste brasileiro, a bravura do conde João Maurício de Nassau, figura mais odiada pelos pernambucanos, foi valorizada pelo pintor, ao retratá-lo sobre o cavalo rampante e com a espada erguida.
( ) Apesar do simbolismo das Batalhas no que tange a agregação de forças entre brancos, negros e indígenas brasileiros na luta contra os holandeses, a tela em questão foi pintada durante o Segundo Reinado, antes da formalização da abolição da escravatura.
( ) Encomendada por Dom Pedro II, o propósito da tela foi enaltecer seus ancestrais portugueses da dinastia de Bragança que, ao declararem guerra à Holanda pela retomada do Brasil após o fim da União Ibérica, contribuíram para a vitória dos pernambucanos em Guararapes.
A sequência CORRETA está contida na opção: