Ao tempo da Declaração de Independência das colônias norte-americanas, em 1776, vários escravos africanos que lá viviam já reclamavam, havia tempos, sua herdade, Esse clamor tornou-se ainda mais intenso ao ser influenciado pelos acontecimentos revolucionários na ilha de São Domingos, no Haiti, iniciados em 1794. 0 líder da Revolução Haitiana foi um escravo culto e cristão, nascido na diáspora, de pai africano, « exercia a função de cocheiro. Ele se chamava Toussaint-Louverture e foi aclamado no mundo inteiro por seu gênio militar, suas capacidades de administrador, sua humanidade e sua habilidade política.
Maria C. Rocha e Muryaton S. Barbosa. África do século XVI ao XVIII.In: Valter R. Silvério. Síntese da coleção História Geral da África: século XVI ao século XX. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 49 (com adaptações).
Em relação ao cenário histórico de profundas transformações, referido no texto, julgue o item a seguir.
A independência dos Estados Unidos da América (EUA), no final do século XVIII, for um exemplo de revolução liberal, na medida em que, entre outras conquistas, instituiu o direito de voto para as mulheres proprietárias de terras e estabeleceu o fim do tráfico de africanos escravizados.