As tensões sociais, no Brasil, em diversos momentos, se mesclaram com as questões etnicorraciais, a exemplo
Questão
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
2018
Fase Única
tensoes-sociais-Brasil16db2f7368
A
da Revolução Pernambucana de 1817, quando os nordestinos, sentindo-se desprestigiados pela política nacional por estarem excluídos dos cargos públicos federais, reagiram, reivindicando a emancipação política do Nordeste.
B
do movimento pela independência da Bahia e do Pará, que, devido ao seu caráter popular e antiescravista, não se submeteu ao governo instituído no Rio de Janeiro, de características brancas e cristãs.
C
da Balaiada, movimento dos índios e mestiços da região do Maranhão, que se negaram ao trabalho forçado e compulsório na extração das drogas do sertão, o que levou à ocorrência de um etnocídio nessa região.
D
da Revolta do Quebra-Quilos, liderada pela população mestiça da capital brasileira contra a tentativa dos comerciantes brancos, donos dos estabelecimentos comerciais, de proibir o comércio em áreas livres da cidade.
E
da Revolta da Vacina, rebelião que eclodiu devido à insatisfação da população pobre e negra pela sua expulsão do centro da capital federal, que passava por uma modernização inspirada nos padrões estéticos e culturais europeus.