Na tentativa de compreender como surgiu o Estado, alguns filósofos da política criaram um modelo teórico baseado numa hipótese contratualista, a respeito da qual é CORRETO afirmar.
Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2024
1ª Fase
tentativa-compreender27de93f1d5
A
John Locke explicou que a criação do Estado obedeceu a um desígnio divino, pois, dotados de direitos naturais e de razão e juízo perfeitos, os indivíduos perceberam que era da vontade de Deus que apenas um governasse para proteger a propriedade privada de seu grupo.
B
Thomas Hobbes acertou quando descreveu a criação histórica do Estado moderno partindo do estado de natureza (no qual verificou a existência de uma guerra de todos contra todos: antes da criação do Estado os indivíduos viviam em um estado de guerra permanente).
C
O contratualismo é uma teoria que inclui pensadores como Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau que elaboraram uma explicação para a criação do Estado por meio de um pacto ou contrato entre indivíduos que antes viviam em estado de natureza.
D
Jean-Jacques Rousseau partiu de estudos antropológicos realizados na recém-descoberta América para mostrar que os bons selvagens nunca precisaram de um Estado coercitivo, pois sabiam viver em harmonia com a natureza e em paz com os outros seres humanos.
E
Em conjunto, Hobbes, Locke e Rousseau escreveram uma enciclopédia de ciência política que ainda é a base da política contemporânea porque explicam como surgiu o Estado moderno e como foi possível resolver todos os problemas verificados no estado de natureza.