
O teorema de Torricelli estabelece que a velocidade de escoamento de um líquido por um orifício é igual à velocidade de um corpo que cai livremente no vazio de uma altura h correspondente à altura do nível do líquido até o centro de gravidade do orifício. A velocidade (v) do líquido, ao sair pelo orifício, pode ser expressa pela equação v = √2gh em que g é a aceleração da gravidade. Os esquemas mostrados nas figuras I e II acima podem ser utilizados para se verificar o teorema de Torricelli, pela observação do fluxo de um líquido através de pequenos orifícios de um recipiente, sob a ação da gravidade. Um mesmo recipiente parcialmente preenchido com água em repouso é deixado aberto na figura I e tampado na figura II. Nas figuras, P₁, P₂ e P₃ são as pressões nos pontos onde se localizam as torneiras 1, 2 e 3, respectivamente. Ambos os sistemas estão localizados na superfície terrestre.
Considerando as informações acima, assumindo g = 9,8 m/s² como a aceleração da gravidade e considerando, ainda, que as torneiras sejam idênticas e possuam abertura frontal e que não haja atrito entre o jato de água e o ar na atmosfera, julgue o item.
Na situação da figura I e considerando que as três torneiras sejam totalmente abertas, ao mesmo tempo, calcule o quociente t₃²/t₁², em que t₃ e t₁ são os tempos de queda livre do jato de água nas torneiras 3 e 1, respectivamente. Multiplique o valor obtido por 100. Após efetuar todos os cálculos solicitados, despreze a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.