As teorias demográficas produzidas por Thomas Malthus (1766-1834) e Karl Marx (1818-1883) são duas das principais contribuições ao tema da população. As formulações destes autores geram intenso debate e fornecem elementos para a compreensão das dinâmicas geográficas quando o assunto é a população como fundamento constitutivo do espaço geográfico. Tomando por base as teorias demográficas, analise as seguintes afirmações:
I. As políticas demográficas de controle de natalidade com base em métodos contraceptivos têm um fundamento no pensamento malthusiano, o qual sustenta que se a população cresce em ritmo mais acelerado do que os recursos disponíveis, gera um colapso do ponto de vista de recursos.
II. As violências contra os corpos das mulheres por meio de esterilizações forçadas, sobretudo em mulheres pobres e negras em diversos países do mundo na segunda metade do século passado, estão associadas às políticas de controle de natalidade derivadas do pensamento marxista.
III. A relação entre crescimento populacional, pobreza e subdesenvolvimento é um tema ligado à análise derivada da teoria de Karl Marx, que enfatiza que a superpopulação relativa e o exército industrial de reserva são produtos do modo de produção capitalista.
IV. As discussões ambientais contemporâneas que sinalizam para uma relação desequilibrada entre população e recursos têm raízes na teoria de Thomas Malthus, que aborda muito mais os problemas do ponto de vista do consumo individual, traduzido na expressão “pegada ecológica”, do que no aspecto da produção.
Está correto o que se afirma em