Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
termo-coevoluca-e1477af53b0a
O termo coevolução é usado para descrever casos onde duas (ou mais) espécies afetam a evolução uma da outra reciprocamente. Isso poque ela é passível de acontecer quando espécies diferentes têm interações ecológicas próximas. Nós geralmente vemos casos de coevolução quando espécies diferentes têm interações ecológicas próximas. O formato do bico do beija-flor e flores longas e tubulares é um exemplo clássico. A forma do bico do pássaro foi influenciada pelo formato da flor, o que por sua vez afetou a evolução da planta, que afetou a evolução do pássaro e assim sucessivamente.

Estudar coevolução requer entender como as interações interespecíficas influenciam as taxas de evolução e os padrões de radiação adaptativa e como a evolução afeta as interações interespecíficas e, assim, a estrutura de comunidades ecológicas. E esse estudo pode trazer importantes aplicações práticas.

A única alternativa que não representa uma situação onde a coevolução está presente é
A
no controle biológico de pragas, no qual a compreensão das interações entre parasitas e hospedeiros auxilia na busca de mecanismos eficientes de controles das pragas agrícolas.
B
na preservação da biodiversidade, na qual as interações entre as populações existentes, sobretudo as que compartilham uma história coevolutiva, fundamentam a manutenção de ecossistemas funcionais.
C
na medicina, na qual a compreensão da evolução do parasitismo pode ser útil no controle de doenças.
D
na agricultura, para a obtenção de linhagens mais produtivas e resistentes.
E
no aumento da especialização biológica mediada por relações de competição entre espécies que compartilham nichos ecológicos.