O termo comunidade tem sido transmutado ao longo do tempo, assumindo várias conotações. Em se tratando de comunidades virtuais, a situação se singulariza, pois se percebe que envolve espaço não geográfico em um tempo atemporal. Enquanto nas relações tradicionais, os encontros ocorrem no mundo real, nas comunidades virtuais, as interações ocorrem a partir de interesses afins. As tribos se formam no ciberespaço e se constituem em “[...] expoentes da era tecnológica, que estão promovendo a união entre a informática e as novas formas de sociabilidade pós-modernas.”
Fonte: OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2008.
O sociólogo e pesquisador Delfim Soares observou que, Uma das grandes contradições da sociedade contemporânea consiste no fato de que a revolução tecnológica colocou nas mãos do ser humano meios de comunicação cada vez mais sofisticados (redes de computadores, telefones celulares, etc.), mas isso não tem contribuído para o enriquecimento dos contatos sociais e das relações humanas. Pelo contrário, tem acentuado a tendência à solidão.
Fonte: SOARES, Delfim. A globalização numa perspectiva sociocibernética. Contratempo. n.1. Niterói: UFF, 1997. (adaptado)
Considerando as visões apresentadas nos textos acima, estabeleça distinção entre interatividade e isolamento social na sociedade pós-moderna.